TIRE SUAS DÚVIDAS: REBAIXAMENTO DE CATEGORIA DA CNH

TIRE SUAS DÚVIDAS: REBAIXAMENTO DE CATEGORIA DA CNH

O condutor que deseja rebaixar a categoria da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) deverá, no momento da renovação do documento, solicitar na clínica médica o rebaixamento. Um formulário será entregue ao solicitante, que deverá preenchê-lo, e entregar assinado na clínica.

O rebaixamento também pode ser solicitado pelo médico no momento do exame médico, caso, durante o procedimento, constate alguma peculiaridade incompatível com a categoria atual da CNH. Dependendo da situação o médico solicitará o rebaixamento independente do consentimento do condutor. Porém, se o problema for reversível, o médico oferecerá ao condutor a opção de corrigir o problema e fazer depois outro exame médico, ou rebaixar a categoria da CNH. Caso opte por rebaixar a categoria, o condutor irá preencher o formulário, a CNH será renovada e chegará com a categoria inferior a anterior.

Caso opte por corrigir primeiro o problema apontado pelo médico, a CNH não será renovada e o condutor, quando estiver pronto para realizar um novo exame médico, terá que pagar nova taxa para que o exame seja realizado.

Documentos:

Carteira de Identidade Original e atualizada ou CNH original

Informações:

O condutor deve estar ciente que após o rebaixamento da CNH, caso deseje mudar a categoria para voltar a anterior, deverá solicitar a alteração de dados da CNH, fazer o exame médico, toxicológico e, caso exerça atividade remunerada, fazer também o exame psicotécnico.

Para mais post: http://www.mptran.com.br

Fonte: Detran MG

Deixe um comentário