Placa Mercosul: saiba quanto vai custar e quando você terá de adotá-la

Placa Mercosul: saiba quanto vai custar e quando você terá de adotá-la

A nova PIV (Placa de Identificação Veicular) continua tendo sete dígitos, mas se difere da antiga, cinza, por adotar uma letra a mais e um número a menos, e também pela disposição dos caracteres.

Segundo o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), o novo modelo permitirá o surgimento de 450 milhões de novas combinações.

Outra novidade é que a nova placa não será mais instalada diretamente pelo Detran (Departamento Estadual de Trânsito). Os modelos passam agora a ser fabricados e vendidos por empresas credenciadas pelo órgão.

Os preços variam de estado para estado.

Entenda o que mudou do projeto inicial

Inicialmente, o projeto previa que o modelo de placas do Mercosul fosse adotado em todo Brasil até dezembro de 2018.

Entretanto, depois de uma série de liminares expedidas a pedido de órgãos de trânsito, o prazo se alongou até o final de janeiro deste ano.

Outra mudança reside no layout das novas placas. A princípio, os novos modelos viriam estampados com brasões do Estado e da cidade de registro do carro.

Essa obrigação caiu após decisão de 2018 do Ministério das Cidades, que alegou haver custos muito elevados para a confecção dos modelos com os logos estampados.

PAGAMENTO DO LICENCIAMENTO MINAS GERAIS

Assim como já mencionamos anteriormente, através da consulta é possível emitir o boleto para pagamento do Licenciamento MG.

Com esse documento em mãos, dirija-se até uma das agências bancárias mencionadas abaixo para realizar a quitação.

Lembrando que, se pago com atraso o valo estará sujeito a juros! Por isso, é de suma importância que você efetue o pagamento dentro do prazo estipulado pela tabela.

A última alteração na nova placa aconteceu na segunda-feira (27/01), exatamente quatro dias antes do início da obrigatoriedade.

Deixe um comentário