Maus hábitos ao volante que podem lhe render uma multa (e pontos na CNH)

Maus hábitos ao volante que podem lhe render uma multa (e pontos na CNH)

Qualquer distração no trânsito é passível de autuação, segundo o Detran. Comer, fumar, mandar mensagem, retocar a maquiagem, pegar algum objeto no banco traseiro ou no porta-luvas… tudo proibido pelo Código Nacional de Trânsito. O texto não especifica o que você não pode fazer item a item.

Mas o artigo 169 dá margem para interpretações amplas por quem estiver fiscalizando. “Dirigir sem atenção ou sem os cuidados indispensáveis à segurança: Infração – leve; Penalidade – multa”. E a multa , mais três pontos na carteira.

Até se você se virar para namorar o passageiro (só um beijinho basta), à risca, já pode render multa. De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP), este ano já foram registradas 17.379 autuações deste tipo por meio de fiscalizações feitas pela Polícia Militar. Em 2015, o 28.045 multas foram aplicadas segundo o artigo 169 do CTB.

Veja algumas infrações:

  • Dirigir sem atenção ou sem os cuidados indispensáveis à segurança. (Ex: retocar a maquiagem, namorar, pegar objeto no assoalho ou banco traseiro.
  • Dirigir com apenas uma das mãos, exceto para mudar a marcha ou acionar equipamentos ou sinalizar manobra com o braço. (Ex: fumar)
  • Buzinar de forma prolongada e a qualquer pretexto.
  • Não sinalizar com a “seta” antes da manobra ou mudança de faixa.
  • Transportar animais à esquerda do motorista ou acomodados entre seus braços ou pernas.

Então fique atento!

 

Deixe um comentário