Conheça os tipos de carteira de motorista

Conheça os tipos de carteira de motorista

Embora as categorias da CNH sejam algo que aprendemos na autoescola, alguns detalhes acabam passando batido. Você sabia, por exemplo, que a categoria B permite a condução de motor-casas?

Contudo, ao mesmo tempo, proíbe a condução de carros puxando trailers. Confira esses e outros detalhes sobre como obter, manter e renovar todos os tipos de carteiras de motorista.

O que pode dirigir com as categorias da CNH

Existem cinco categorias da CNH, além da ACC. Confira, abaixo, quais são os veículos que o condutor pode dirigir com a carteira de habilitação em cada uma delas.

Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC)

A ACC é uma espécie de habilitação, embora seja distinta da CNH. Ela permite que pessoas conduzam veículos de duas rodas com até 50 cm³ de cilindrada, as conhecidas “cinquentinhas”.

O veículo também não pode ser capaz de ultrapassar 50 km/h.

Os exames para obter a Autorização para Conduzir Ciclomotor, ou ACC, têm etapas e exigências mais amenas que a CNH das categorias A e B. Contudo, o documento tem validade de apenas 12 meses.

CNH da categoria A

Com esse tipo de carteira de motorista, é possível conduzir veículos de duas ou três rodas, com ou sem carro lateral, com mais que 50 de cilindrada.

Além disso, também é possível conduzir os ciclomotores da categoria ACC.

CNH da categoria B

Neste caso, o condutor fica habilitado para dirigir veículos de quatro rodas com até 3,5 toneladas de peso bruto total e capacidade para até oito passageiros, além do motorista (nove ocupantes no total). Quadriciclos estão inclusos nesta classe.

Com a carteira de habilitação B, também é permitido o acoplamento de reboques e semirreboques, desde que o conjunto da extensão e veículo não ultrapasse o peso ou lotação máximos definidos. Contudo, é proibida a condução de carros puxando trailers, contemplados apenas na categoria E.

Condutores da categoria B podem, ainda, conduzir motor-casas (ou motorhomes) que não excedam 6 toneladas e não transportem mais que nove ocupantes. Esses veículos são contemplados em outras categorias da CNH.

CNH da categoria C

Nesta classe, motoristas podem dirigir todos os tipos de automóveis da categoria B, e também os veículos de carga, não articulados, com mais de 3,5 toneladas de peso bruto total. São exemplos os caminhões, tratores, máquinas agrícolas e de movimentação de carga.

Esse tipo de carteira de habilitação também permite a condução de veículos com unidades acopladas, sendo que o conjunto não pode ultrapassar 6 toneladas.

CNH da categoria D

Com a carteira D, é possível dirigir veículos para o transporte de passageiros que acomodem mais de 8 passageiros. Aqui, entram os ônibus, micro-ônibus e vans. Com ela, o condutor também pode comandar todos os veículos inclusos nos tipos de CNH B e C.

CNH da categoria E

O condutor com a CNH da categoria E pode conduzir todos os veículos inclusos nos tipos de CNH B, C e D. Além disso, ele também pode dirigir veículos com unidades acopladas que excedam 6 toneladas. Aqui estão as carretas e caminhões com reboques e semirreboques articulados.

Por fim, é necessário ter a carteira E para conduzir carros puxando trailers.

Deixe um comentário