Alteração do modelo da Carteira Nacional de Habilitação

Alteração do modelo da Carteira Nacional de Habilitação

CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) adiou para 31 de dezembro de 2022 a expedição do novo modelo de CNH com chip. A resolução publicada em novembro tem como objetivo dilatar o prazo para que os órgãos e entidades executivas de trânsito adequem os procedimentos ao novo padrão de carteira de motorista.

O novo formato será semelhante a um cartão de crédito/débito, com chip e gravação a laser dos dados do motorista. O “cartão inteligente” vai constar dados do motorista tanto na parte impressa quando na memória digital. Além disso, o atual QR Code permanece permitindo a emissão da versão digital.

Com a alteração, a habilitação terá o histórico de infrações do motorista, a impressão digital, certificado de registro e licenciamento do veículo, entre outras funções.

A nova CNH poderá ser utilizada para outras utilidades, como pagamento de pedágio, controle de acesso a prédios públicos, identificação biométrica para validação de identidade e outras funcionalidades que poderão existir a partir de convênios entre entidades públicas e privadas e com autorização do DENATRAN.

Assim que a nova carteira nacional de habilitação começar a ser emitida, caso possua CNH válida no formato atual (de papel),  não será necessário fazer a troca imediatamente. Fique tranquilo, essa alteração será feita no momento da renovação.

Para mais post: http://www.mptran.com.br

Deixe um comentário