6 Dicas valiosas para tirar a carteira de motorista (CNH)

6 Dicas valiosas para tirar a carteira de motorista (CNH)

Tem medo de tirar a carteira de motorista? Calma, não tem mistério. Confira essas 6 dicas valiosas, que deixarão você mais do que preparado para realizar o sonho de aprender a dirigir, carro ou moto, de uma vez por todas!

1 - Esteja em dia com as documentações da carteira de motorista

Regra básica e essencial para tirar a carteira de motorista: ter mais de 18 anos completos e saber ler e escrever. Para iniciar o processo de obter a sua CNH, você precisará dar entrada no Detran – MG com todas as documentações em dia: CPF, RG (lembre-se de renovar essa documentação caso tenha passado 10 anos da sua confecção, senão perde a validade) e o comprovante de residência em seu nome (ou em nome do parente mais próximo, desde que você leve também alguma documentação oficial para provar o parentesco).

Você pode iniciar a sua inscrição para obter a Permissão para Dirigir site do Detran – MG.

2 - Esteja descansado e tranquilo para os exames médicos e psicotécnicos

Ainda no site do Detran – MG, você pode agendar o dia e hora dos exames médicos de aptidão física e mental. Não é nenhum bicho de sete cabeças, por isso esteja tranquilo e relaxado para ser avaliado pelos especialistas.

Porém, procure não usar nenhum tipo de medicamentos pesados que tenham efeitos colaterais fortes. Vá para a avaliação bem alimentado, sem pressa, angústia ou ansiedade. Estes podem ser prejudiciais para o resultado do exame.

3 - Aproveite as aulas teóricas para tirar todas as dúvidas

Assim que for aprovado nos exames médico e psicotécnico, você poderá escolher um CFC (Centro de Formação Condutores, também conhecido como auto escola) para começar as aulas teóricas. Escolha uma unidade de confiança e que seja devidamente credenciada pelo Detran – MG. Aproveite as aulas para tirar todas as suas dúvidas e procure não faltar. Além de se sair bem no exame teórico da auto escola, o aluno deve cumprir obrigatoriamente pelo menos 45 aulas. Portanto, o seu comprometimento, pontualidade e atenção ao conteúdo é essencial para se dar bem nesta etapa.

4 - Utilize o seu smartphone para estudar

A tecnologia está ai para nos ajudar a tornar a vida mais prática. Com o processo de tirar a carteira de motorista, não é diferente. Existem alguns aplicativos que você pode utilizar para reforçar o conhecimento e se preparar para a prova teórica do Detran.

5 - Faça aulas práticas até se sentir seguro de verdade

A legislação brasileira prevê 25 aulas práticas obrigatórias, sendo que quatro devem ser feitas durante a noite. Se a auto escola que você escolher possuir simulador, ótimo! Aproveite para fazer até 3 aulas diurnas e 5 noturnas nele (o máximo permitido pela legislação).

Entretanto, cada pessoa leva um tempo diferente para conseguir assimilar o necessário para se sair bem no exame prático do Detran. Por isso, não tenha vergonha se precisar de mais aulas de direção para se sentir seguro em dirigir sozinho. É totalmente normal e aceitável. Bem melhor do que reprovar no exame e ter que fazer tudo outra vez, não é mesmo?

6 - Nervosismo é o seu maior inimigo na hora da prova

É comum que os candidatos fiquem muito ansiosos na hora da prova prática. O que acontece muitas vezes, é que todo esse nervosismo acaba prejudicando o desempenho do aluno no exame. Afinal, se você tem muita segurança na sua direção, estudou tudo como deveria, não tem motivo para temer, certo? Outra dica é não deixar se levar pela ansiedade dos outros candidatos. Tenha calma, concentre-se que vai dar tudo certo!

Deixe um comentário